Referência prática de funções em JavaScript

Uma função é um objeto que tem código executável associado e pode ser chamada para executar esse código executável retornando um valor calculado

Uma função é um objeto que tem código executável associado.

Uma função pode ser chamada para executar esse código executável e retornar um valor calculado.

Exemplos:

// Soma dois números
function add(x, y) {
    var total = x + y;
    return total;
}

// O mesmo exemplo porém, simplificado:
function add(x, y) {
    return x + y;
}

Sintaxe da função

function name([param,[, param,[..., param]]]) {
   [statements]
}

As funções em JavaScript são parametrizadas: um definição de função pode incluir uma lista de identificadores, conhecidos como parâmetros, que funcionam como varáveis locais para o corpo da função. Frequentemente, as funções utilizam seus valores de argumentos para calcular um valor de retorno, que se torna o valor da expressão da chamada de função. Além dos argumentos, cada chamada tem outro valor - o contexto da chamada -, que é o valor da palavra chave this. (Flanagan, JavaScript O guia definitivo, pág 150)

Além dos parâmetros declarados, toda função recebe dois adicionais: this e arguments. O parâmetro this é muito importante na programação orientada a objeto, seu valor é determinado pelo padrão de invocação.

Há quatro padrões de invocação em JavaScript:

  1. método
  2. função
  3. construtor
  4. aplicação

O operador de invocação é um para de parênteses () que é posto em seguida de qualquer expressão que produza um valor que seja uma função. Os parênteses podem conter zero ou mais expressões, separadas por vírgula. Cada uma delas produz um valor de argumento. Cada um desses valores será atribuído aos nomes de parâmetro da função. Não há erro em tempo de execução quando o número de argumentos e de parâmetros nãO coincidem. Se os valores informados excederem os argumentos, os valores excedentes serão ignorados. Se for o inverso, ´undefined´ será atribuído aos valores faltantes. Não há checagem de tipo em valores de argumento: qualquer tipo de valor pode ser passado a qualquer parâmetro. (Crockford, O melhor do JavaScript, pág 24)

Veja um exemplo:

// Função que soma um monte de coisas.
var sum = function (  ) {
    var i, sum = 0;
    for (i = 0; i < arguments.length; i += 1) {
        sum += arguments[i];
    }
    return sum;
};

console.log(sum(4, 8, 15, 16, 23, 42)); // 108

Fontes

Veja também

Comentários

comments powered by Disqus