Nodeschool - baby steps

Segundo exercício (baby steps) do Node.js da lista learnyounode da Nodeschool

Exercício

Escreva um programa que aceita um ou mais números como argumentos de linha de comando e imprime a soma desses números no console.

Dicas

Você pode acessar os argumentos da linha de comando através do objeto global process. Tal objeto possui a propriedade argv, um array contendo os argumentos da linha de comando.

Para começar, escreva um programa que contenha simplesmente:

console.log(process.argv)

Crie um arquivo chamado program.js e execute conforme o exemplo abaixo.

node program.js 1 2 3

A saída do programa será algo parecido com o trecho abaixo.

[ 'node', '/path/to/your/program.js', '1', '2', '3' ]

O seu trabalho é pensar em como fazer um "loop" através dos números de argumentos e então mostrar a soma deles, quero dizer, mostrar a quantidade de argumentos passados a seu programa.

O primeiro elemento de process.argv é sempre 'node' e o segundo elemento é sempre o caminho para seu arquivo. Então, você precisará iniciar a partir do terceiro elemento e contar cada item até o final do array.

Esteja ciente de que todos os elementos de process.argv são strings e você precisará converter os valores para números Você poderá fazer isto utilizando + process.argv[2] ou Number(process.argv[2]).

O programa irá fornecer argumentos para seu programa quando você rodar learnyounode verify program.js, então você não precisa se preocupar em fornecê-los. Para testar seu programa sem a verificação, você pode invocá-lo com learnyounode run program.js. Quando você usa run você está invocando o ambiente de testes que o learnyounode prepara para cada exercício.

Solução

// program02.js
var length = process.argv.length,
    sum = 0;

for (i = 2; i < length; i++) {
    sum += Number(process.argv[i]);
};

console.log(sum);

Próximo exercício

My First I/O!

Comentários

comments powered by Disqus