Como gerar números aleatórios em Javascript

Aprenda sobre a função Math.random() e como gerar um número randômico entre 0 e 1 entre outras receitas

A função random() do objeto Math retorna um número pseudo-aleatório. javascript Math.random();

A função Math.random() retorna um ponto flutuante, número pseudo-aleatório no intervalo [0, 1), isto é, de 0 (inclusive) até 1, mas não incluindo 1 (exclusive) e que você pode, em seguida, dimensionar para o intervalo desejado.

Fonte: Mozilla Developer Network / Math.random()

Em outras palavras, a função retornará um número entre 0 e 1 (podendo incluir o 0 mas não o 1), veja os resultados:

0.5824683890332182
0.15599339785628574
0.19135110741912686
0.4996250046384343
0.0008728340690463687

Para gerar números aleatórios na casa do inteiros, devemos multiplicar o método por um inteiro qualquer: javascript Math.random() * 10

Agora devemos utilizar a função Math.floor() para retirar a parte flutuante (números decimais).

Math.floor(Math.random() * 10)

O código acima irá gerar números aleatórios no seguinte "range" 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e 9.

Agora que sabemos como gerar números randômicos, podemos ver algumas receitas...

Como gerar um número randômico até um valor máximo qualquer!

Se nossa preocupação fosse apenas um teto máximo para o número aleatório, bastaria somar uma unidade ao valor desejado.

O código abaixo gera números aleatórios entre 1 e 10.

Math.floor(Math.random() * 10 + 1)

Não pense que estamos somando 10 + 1 e multiplicando por Math.random(). Na verdade, multiplicamos 10 por Math.random() e, somente depois, somamos uma unidade.

Podemos transformar nosso código em uma função onde recebemos como parâmetro o valor máximo aleatório.

function getRandom(max) {
    return Math.floor(Math.random() * max + 1)
}

Como gerar um número randômico booleano (entre 0 e 1):

Math.floor(Math.random() * 2);

Como gerar um número randômico tipo bytes ou octet (entre 0 e 256):

Math.floor(Math.random() * 256);

Como gerar um número randômico no "range" dos inteiros positivos (entre 0 e 65536):

Math.floor(Math.random() * 65536);

Como gerar um número randômico no "range" dos inteiros incluindo os negativos (entre -32768 e 65536):

Math.floor(Math.random() * 65536) - 32768;

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