OOP - primeiro degrau

Introduziremos conceito intuitivo de Programação Orientada a Objetos em JavaScript

Neste artigo introduziremos o conceito intuitivo de programação orientação a objeto em JavaScript.

O mundo OOP em JavaScript é um pouco diferente, o caminho é tortuoso e se você acha que ter os conceitos de OOP irá ajudar, ledo engando. "Instanciar uma classe não" tem o mesmo significado em JS.

Por enquanto, vamos entender que um objeto possui propriedades (variáveis) e métodos (funções) como em qualquer outra linguagem e que definimos ele através das chaves { }.

Objeto vazio (e solto):

{}

Objeto vazio atribuído a uma variável qualquer:

var foo = {};

Objeto com algumas propriedades:

var personagem = {
    nome: "Zé Colméia",
    peso: "gordinho",
    tipo: "bicho"
};

Agora podemos referenciar as propriedades:

console.log(personagem.nome);
// saída: "Zé Colméia"

Acrescentando um método:

var personagem = {
    nome: "Zé Colméia",
    peso: "gordinho",
    tipo: "bicho",
    chamarCatatau: function() {
        // código para chamar o colega Catatau
    }
};

Executando esse método:

personagem.chamarCatatau();

Preciso que você faça um esforço mental para entender e decorar o seguinte esquema:

var objeto = {
    propriedade: "podemos iniciar a variável com algum valor",
    metodo: function() {
        // código
        // código
        // código
    },
    outroMetodo: function() {
        // código
        // código
        // código
    }
};

Repare que tanto as propriedades quanto os métodos:

Em JS invocamos os atributos e métodos através do "ponto" . conforme esquema a seguir:

# armazenando um valor
objeto.propriedade = 123;

# buscando o valor
document.write( objeto.propriedade );

# executando um método (uma função)
objeto.metodo();

Fonte: - Manual do JS (MDN) - Introduzindo a Orientação a Objetos

Exemplo - classe triangulo

Abaixo temos o esqueleto de um objeto em JS (repare que trocamos o termo classe por objeto).

var objeto = {}

As propriedades e métodos são separados pela vírgula:

Dentro dos métodos, as variáveis, ou melhor, as propriedades são referenciadas pela palavra chave this:

O código abaixo representa um triângulo e possui apenas um método: validarForma().

var Triangulo = {
    a: 0,
    b: 0,
    c: 0,
    validarForma: function() {
        if (this.a < (this.b + this.c)) {
            if (this.b < (this.a + this.c)) {
                if (this.c < (this.a + this.b)) {
                    return true;
                }
            }
        }
        return false;
    }
};

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