Problemas na instalação do Debian 7 (netinst)

Algumas dicas de como se virar com a instalação do Debinan wheezy (netinst)

Ao instalar o Debian 7 (cd netinst) o instalador pode não reconhecer sua placa de rede ou, o pior, não conseguir obter um número de IP válido.

A consequência é que os pacotes com os softwares (incluíndo interface gráfica) não serão instalados, em outras palavras, apenas o sistema básico é instalado (modo texto). Ao iniciar a máquina, você fica apenas com o prompt de comando.

Acontece que você só descobre isso quando chega a hora do instalador adicionar os pacotes dos repositórios. O instalador responde que o repositório não é compatível com seu release. Mas não é bem isso, o problema, normalmente, é que não houve conexão com a rede/Internet.

Não vou dizer que há uma solução específica para o problema. Acho que cada caso é um caso, eu mesmo instalei o Debian em máquinas diferentes e em algumas delas não tive problema algum.

Então vou passar as possíveis soluções e alguns macetes que talvez possam te ajudar.

Desabilite o DHCP no momento da instalação

Ao iniciar a instalação você pode escolher algumas opções:

Antes de escolher um desses caminhos (ambos devem chegar no mesmo resultado), acione a tecla TAB para alterar as opções de instalação e digite (no final de tudo):

netcfg/disable_dhcp=true

Isso irá desabilitar o DHCP, ou seja você terá que configurar manualmente a sua rede, quero dizer que você terá que ter em mãos o seguinte:

Se você tiver certeza dessas informações fique tranquilo pois a interface de instalação lhe ajudará a configurar a rede.

Se o problema for o reconhecimento da placa de rede (e não a configuração)

Aí você realmente está com azar pois eu não poderei te ajudar neste ponto.

Meu conhecimento tem limites!

Você terá que verificar a instalação da rede, a começar pela sua laca, depois o número IP, "pingar" na rede etc...

Boa sorte!

Como descobrir qual é o seu problema de fato

Quando estiver instalando o Debian você poderá acionar as teclas CRTL + ALT + F4 para ver o terminal e o que está acontecendo (inclusivo aonde está parando).

Digite CRTL + ALT + F5 para voltar para a tela de instalação.

Digite CRTL + ALT + F1 para abrir o terminal se precisar executar alguns comandos, ver logs, etc...


Fonte

Comentários

comments powered by Disqus