"Project Euler exists to encourage, challenge, and develop the skills and enjoyment of anyone with an interest in the fascinating world of mathematics."

"Projeto Euler existe para encorajar, desafiar e desenvolver as habilidades e gozo de qualquer pessoa com interesse no fascinante mundo da matemática."

Projetc Euler

O Projeto Euler é uma excelente proposta para desenvolver suas habilidades de programador(a).

São um pouco mais de 500 exercícios e um mais nervoso que o outro.

Ao termino de cada problema, você poderá enviar o resultado obtido e o sistema dirá se você obteve ou não sucesso.

Caso você acerte, é liberado um Fórum para que os resultados sejam compartilhados, afinal de contas "todos os caminhos levam a Deus" rsssss. Sempre haverá uma 1/2 dúzia de alternativas para resolver determinado problema.

No início do projeto havia um Ranking das pessoas que haviam resolvido alguns problemas, consequência... Descobriram uma forma de explorar certa vulnerabilidade e retiraram o Ranking, pelo menos eu não o encontrei mais.

Outra coisa, bastante óbvia, é que você poderá encontrar os resultados para alguns problemas na web. Algo que é refutado veementemente pelos organizadores do Projeto. Não precisava nem falar... você pode enganar o mundo inteiro, mas não a si próprio. Também não sei o que ganhará colando os resultados, a idéia é se exercitar.

Pensando nisso, eu não vou publicar os resultados apenas do primeiro. Ele é bastante fácil, é um quebra gelo. Além do que, ele lhe dará uma perspectiva diferente: de que a lógica não é o único desafio.

Isso mesmo, a lógica não é o único desafio, você irá se deparar com outros desafios como por exemplo a performance. Todos os exercícios são para serem executados em menos de 1 minuto. Por tanto, você irá sentir a necessidade de medir o tempo de execução de seus programas.

No Linux, na linha de comando (terminal) você poderá usar o utilitário time antes da execução de seu programa. Imagine que você queira executar um programa em C que se chame meu_programa.run.

Ao invés de simplesmente executá-lo como mostrado abaixo

./meu_programa.run

Inclua o time antes do comando.

time ./meu_programa.run

Algo semelhante será exibido (além da exibição de seu programa).

real    0m0.054s
user    0m0.044s
sys 0m0.008s

Bons estudos!

Navegue nesta série!