Apresentando o projeto Euler

Projeto Euler existe para encorajar, desafiar e desenvolver as habilidades e gozo de qualquer pessoa com interesse no fascinante mundo da matemática

"Project Euler exists to encourage, challenge, and develop the skills and enjoyment of anyone with an interest in the fascinating world of mathematics."

"Projeto Euler existe para encorajar, desafiar e desenvolver as habilidades e gozo de qualquer pessoa com interesse no fascinante mundo da matemática."

Projetc Euler

O Projeto Euler é uma excelente proposta para desenvolver suas habilidades de programador(a).

São um pouco mais de 500 exercícios e um mais nervoso que o outro.

Ao termino de cada problema, você poderá enviar o resultado obtido e o sistema dirá se você obteve ou não sucesso.

Caso você acerte, é liberado um Fórum para que os resultados sejam compartilhados, afinal de contas "todos os caminhos levam a Deus" rsssss. Sempre haverá uma 1/2 dúzia de alternativas para resolver determinado problema.

No início do projeto havia um Ranking das pessoas que haviam resolvido alguns problemas, consequência... Descobriram uma forma de explorar certa vulnerabilidade e retiraram o Ranking, pelo menos eu não o encontrei mais.

Outra coisa, bastante óbvia, é que você poderá encontrar os resultados para alguns problemas na web. Algo que é refutado veementemente pelos organizadores do Projeto. Não precisava nem falar... você pode enganar o mundo inteiro, mas não a si próprio. Também não sei o que ganhará colando os resultados, a idéia é se exercitar.

Pensando nisso, eu não vou publicar os resultados dos exercícios além do primeiro e do sétimo. O primeiro é bastante fácil, é um quebra gelo. O sétimo eu escolhi porque envolve números primos e nós já tivemos, aqui no DevFuria, um problema para encontrar o número primo. Além do que, ele lhe dará uma perspectiva diferente: de que a lógica não é o único desafio.

Isso mesmo, a lógica não é o único desafio, você irá se deparar com outros desafios como por exemplo a performance. Todos os exercícios são para serem executados em menos de 1 minuto. Por tanto, você irá sentir a necessidade de medir o tempo de execução de seus programas.

No Linux, na linha de comando (terminal) você poderá usar o utilitário time antes da execução de seu programa. Imagine que você queira executar um programa em C que se chame meu_programa.run.

Ao invés de simplesmente executá-lo como mostrado abaixo

./meu_programa.run

Inclua o time antes do comando.

time ./meu_programa.run

Algo semelhante será exibido (além da exibição de seu programa).

real    0m0.054s
user    0m0.044s
sys 0m0.008s

Bons estudos!

Navegue nesta série!

Comentários

comments powered by Disqus