Miscellaneous

Seja bem vindo(a) a seção Miscellaneous (diversos)

Arquivo hosts (/etc/hosts)

O arquivo hosts presente em sistemas operacionais Linux, Windows e Mac's, tem a função de mapear um nome para um endereço IP. Normalmente, é utilizado em conjunto com uma virtualhost para configurar um ambiente de desenvolvimento, porém ele pode ser usado para diversos fins. Quando criamos uma virtualhost percebemos que temos um passo opcional: utilizar o mapeamento do arquivo hosts para apontar para nossa virtualhost. Se você estava criando uma e, de repente, se perguntou "o que é e como funciona o arquivo hosts? " este artigo é para você.

Leia mais no artigo Arquivo hosts (/etc/hosts)

Apache - Configurando Virtual Hosts

Virtual Hosts (sites virtuais) é um recurso que permite servir mais de um site no mesmo servidor. Podem ser usadas diretivas específicas para o controle do site virtual, como nome do administrador, erros de acesso a página, controle de acesso e outros dados úteis para personalizar e gerenciar o site.

Leia mais no artigo Apache - Configurando Virtual Hosts

CGI Servindo páginas web (html)

CGI é um acrónimo para a expressão inglesa Common Gateway Interface. Consiste numa importante tecnologia que permite gerar páginas dinâmicas, permitindo a um navegador passar parâmetros para um programa alojado num servidor web. Assim, designam-se por scripts CGI os pequenos programas (veja exemplos ao longo da matéria) que interpretam esses parâmetros e geram a página depois de os processar.

Leia mais no artigo CGI Servindo páginas web (html)

Gulp - Automatize suas tarefas repetitivas de forma simples e rápida

O Gulp é uma ferramenta que automatiza algumas tarefas do dia a dia do desenvolvimento de software. Principalmente aquelas tarefas repetitivas como por exemplo: minificar, concatenar, entre outros. O Gulp é uma ferramente para Nodejs, logo, você deve ter o Node devidamente instalado e também poderemos utilizar o npm para a instalação do Gulp.

Leia mais no artigo Gulp

Vagrant

Vagrant é um gerenciador de máquinas virtuais.

Leia mais no artigo Vagrant

Comentários

comments powered by Disqus