Python - Função interna repr()

Exemplos práticos sobre a função interna repr()

Eita função que causa uma dúvida da peste!

Rsss... acho que a confusão se dá, principalmente, porque ela desempenha um papel diferente entre as versões 2 e 3 do Python, apesar de funcionar da mesma forma em ambas as versões.

Na versão 2 você poderia converter um objeto para sua representação explícita utilizando-se do sinal de crave.

$ python2
>>> `sorted`
'<built-in function sorted>'

Mas isso ofusca a leitura do código e foi retirado da versão 3.

$ python3
>>> `sorted`
  File "<stdin>", line 1
    `sorted`
    ^
SyntaxError: invalid syntax

Foi retirado da versão 3 porque a função repr() pode fazer o que o fazia a expressão delimitada pelo sinal de crave. Fonte: python3porting.com

Legal, agora temos o significado e um exemplo do que faz a função interna repr, mas as coisas ainda não estão claras.

Já o livro Dive Into Python 3 nos diz que ela "é a representação oficial como uma string [...] por convenção, o método repr deve retornar um string que seja uma expressão Python válida." O que será que ele quis dizer com "oficial"?

O trecho extraido do livro Dive Into é o apêndice B que, por sua vez, é referenciado no capítulo 7 "Classes & Iterators" e nos remete as questões de programação orientada a objetos. Nesse ponto, o autor do deste artigo traz uma dica...

A documentação oficial diz o seguinte...

Return a string containing a printable representation of an object

O tutorial que acompanha a documentação também ajuda a elucidar...

A função str() serve para produzir representações de valores que sejam legíveis para as pessoas, enquanto repr() é para gerar representações que o interpretador Python consegue ler (caso não exista uma forma de representar o valor, a representação devolvida por repr() produz um SyntaxError [N.d.T. repr() procura gerar representações fiéis; quando isso é inviável, é melhor encontrar um erro do que obter um objeto diferente do original]). Para objetos que não têm uma representação adequada para consumo humano, str() devolve o mesmo valor que repr(). Muitos valores, tal como inteiros e estruturas como listas e dicionários, têm a mesma representação usando ambas funções. Strings e números de ponto flutuante, em particular, têm duas representações distintas.

Fonte: Documentação Pyton traduzida pela turing.com.br

Veja outras funções internas...

built in fuctions

Comentários

comments powered by Disqus