JavaScript - O básico da sintaxe

Um guia rápido e básico da linguagem JavaScript.

Variáveis

As variáveis são declaradas com a palavra chave var, como segue:

var i;
var sum;

Também é possível declarar varias variáveis com a mesma palavra chave var:

var i, sum;

E pode-se combinar a declaração da variável com sua inicialização:

var i = 0, j = 0, k = 0;
var nome = "Fulano";

Antes de usar uma variável em um programa JavaScript, você deve declará-la.

Tipos

Os tipos em JavaScript podem ser divididos em duas categorias:

Os tipo primitivos incluem números, strings e valores booleanos.

Os valores especiais null e undefined são valores primitivos mas não são números, nem string e nem booleanos.

Qualquer valor em JavaScript que não seja número, string, booleano, null ou undefined é um objeto.

O typeof é um operador unário colocado antes de seu operando, o qual pode ser de qualquer tipo. Seu valor é uma string que especifica o tipo do operando.

typeof "foo"; // 'string'
typeof 123;   // 'number'

Números

Ao contrário de muitas linguagens, JavaScript não faz distinção entre valores inteiros e valores em ponto flutuante. Todos os números em JavaScript são representados como valores em ponto flutuante.

Literais inteiros:

0
1
100

Literais em ponto flutuante:

3.14
100.09
0.33333

Strings

Para incluir uma string literal em um programa JavaScript, basta colocar os caracteres da string dentro de um par combinado de aspas simples ou duplas.

"" string de cumprimento zero
'testing'
"other testing"

Para concatenar strings utilizamos o operador +.

var msg = "Hello " + "word"; // "Hello word"
msg = "Welcome to my blog, " + name;

A propriedade length determina o tamanho da string.

"palavra".length // 7

Booleanos

Os valores booleanos são representados por true e false.

null e undefined

A palavra chave null indica a ausência de um valor.

Mas também há um segundo valor que indica ausência de valor: undefined.

O valor indefinido (undefined) representa uma ausência mais profunda, é o valor de variáveis que não foram inicializadas.

Conversão

A linguagem é muito flexível quanto aos tipos de valores que exige.

As variáveis em JavaScript são não tipadas. Você pode atribuir um valor de qualquer tipo a uma variável e, posteriormente, atribuir um valor de tipo diferente para a mesma variável.

JavaScript converte valores de um tipo para outro de forma livre.

Se um programa espera uma string, por exemplo, e você fornece um número, ele converte o número em string automaticamente.

Se você usa um valor não booleano onde é esperado um booleano, JavaScript converte adequadamente.

Condicional - if / else

if (n == 1) {
    // executa este bloco if
} else if () {
    // executa este bloco else if
} else {
    // executa este bloco else
}

Leia mais sobre Condicional if-else em JavaScript

Operador Condicional Ternário

É possível obter resultados semelhantes usando o operador condicional ternário condition ? expr1 : expr2.

resultado = (a > b) ? "a é maior que b" : "b é maior que a";

O código acima é equivalente ao de baixo:

if (a > b) {
    resultado = "a é maior que b";
} else {
    resultado = "b é maior que a";
}

Condicional - switch

switch(action) {
    case 'draw':
        drawit();
        break;
    case 'eat':
        eatit();
        break;
    default:
        donothing();
}

Laço for

for (var i = 0; i < 5; i++) {
    // Will execute 5 times
}

Arrays

Em JavaScript, arrays são um tipo especial de objeto que representam um conjunto ordenado de valores numerados.

var a = new Array();
a[0] = "dog";
a[1] = "cat";
a[2] = "hen";
a.length // 3

Uma forma mais conveniente de utilização de um array, na verdade a mais usada:

var a = ["dog", "cat", "hen"];
a.length // 3

Funções

Uma função é um objeto que tem código executável associado. Uma função pode ser chamada para executar esse código executável e retornar um valor calculado.

function add(x, y) {
    var total = x + y;
    return total;
}

Objetos

Um objeto em JavaScript é um conjunto não ordenado de valores nomeados.

Para criar um objeto vazio:

var obj = {};

Podemos criar um objeto com propriedades e métodos:

var obj = {
    name: "Carrot",
    "for": "Max",
    details: {
        color: "orange",
        size: 12
    }
}

E acessar as propriedades dessa forma:

obj.details.color      // orange
obj["details"]["size"] // 12

Funções também se comportam como objetos, veja o exemplo abaixo.

function Person(name, age) {
    this.name = name;
    this.age = age;
}

Instanciamos o objeto.

var obj = new Person("You", 36);

Alteramos os valores das propriedades.

obj.name = "Simon";
obj.name; // print 'Simon'

Talvez você queira saber mais sobre programação orientada a objetos.

Fontes

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