SQL - Structured Query Language

Curso prático de SQL, aprenda a utilizar a SQL de forma descomplicada.

Seja bem vindo(a) a seção SQL!

Eu estava na dúvida se fazia um curso apenas de SQL ou se envolvia um Banco de Dados.

É certo que a SQL é um padrão (ou pelo menos deveria ser) e que indepênde de banco de dados, mas por outro lado, como aprender SQL sem ao menos um banco de dados?

O fato é que você terá que escolher um banco de dados, eu escolhi o MySQL. Ele é open source, fácil de instalar tanto no Windows como no Linux.

Apesar de utilizar o MySQL, eu foquei o curso na linguagem SQL. Então, mesmo que você esteja em outro banco de dados, acredito que será possível acompanhar o curso. O único porém é que eu faço uso constante do terminal.

Para você que não conhece nada sobre banco de dados, talvez queira ler uma Introdução ao conceito intuitivo de banco de dados.

Curso introdutório de SQL com banco de dados MySQL

Instalando o MySQL e acessando via terminal Acessando o MySQL via console (terminal) Aprendendo a ler mensagens de erro Listar e selecionar bases de dados Experimentando a instrução "select" Criando uma base de dados no MySQL Criando tabelas no MySQL Populando tabela a partir de uma arquivo de texto no MySQL Instruções úteis para manipular tabelas no MySQL Eu crudo, você cruda, eles crudam CRUD - C de create (insert) CRUD - R de read (select) CRUD - U de update CRUD - D de delete

Comentários

comments powered by Disqus