TDD (Test Driven Development)

Test Driven Development com exemplos práticos

Seja bem vindo(a) a seção TDD (Test Driven Development)!

TDD é acrônimo para Test Driven Development (desenvolvimento guiado por testes)

Quer aprender TDD? Leia o livro do mestre...

"Livro Test Driven Development"

Kent Bach, de longe, é o primeiro grande divulgador da técnica TDD que nada mais é do que escrever testes de unidades antes de começarmos a codificar, isso muda tudo! TDD está relacionado diretamente com a questão da arquitetura.

É preciso que o desenvolvedor tenha um bom conhecimento sobre OOP (Programação Orientada a Objetos) e também sobre testes unitários. Mas este site é dedicado aos iniciantes, então eu tive que simplificar muitas coisas para facilitar e, inclusive, incentivar o aprendizado.

O primeiro artigo que abre esta seção é sobre a idéia básica do que é TDD.

Leia o primeiro artigo Uma breve noção sobre o que é TDD

Agora podemos partir para a prática! Aí eu caí em outro grande problema: qual linguagem usar? Por que não usar Ruby, PHP ou qualquer outra linguagem ? Não há a melhor escolha, mas inevitavelmente, haverá uma escolha. Eu optei por Python pois acho a sintaxe muito simples e convidativa. E o melhor, além de vir instalado no Linux, o framework de teste também acompanha a instalação. Para iniciar, basta digitar no console python e sair brincando.

Praticando TDD na linguagem Python

Sequência de exemplos de TDD escritos nas linguagens Python.

Todos os exemplos são muito fáceis de seguir, eles são indicados para os "iniciantes iniciando" em TDD.

O dobro de um número qualquer (estruturado) O dobro de um número qualquer (funções) O dobro de um número qualquer (orientado a objetos) Juros simples Cálculo da área Triangulo

Comentários

comments powered by Disqus