Lógica de programação

Lógica de programação para gente grande, aprenda lógica com o apoio de testes unitários!

Seja bem vindo(a) a seção Lógica de programação!

Eu criei essa seção (re)pensando uma forma mais eficiente de ensinar a lógica de programação.

Este curso é diferente de tudo o que você viu sobre lógica (bem diferente daqueles exercícios toscos da faculdade).

Veremos lógica do ponto de vista de 3 linguagens: C (e C++), Python e JavaScript (Node.js) todas elas acompanhadas de testes unitários. Ou seja, você saberá que o seu código está certo quando os testes estiverem passando.

Se precisa de informações sobre as linguagens, veja as seções abaixo...

Talvez você precise saber um pouco sobre [testes unitários]/logica-de-programacao/tdd-junto-com-logica-assim-tao-cedo/) e também um pouco sobre o Linux pois iremos utilizar muito o terminal.

Exercícios nível 0

Mais fácil que a Seleção Brasileira...

Trocar o valor de duas variáveis O dobro de um número qualquer Área quadrada Antecessor e sucessor de um número qualquer Média simples de 3 números Descobrir os dias de 'n' meses

Exercícios nível 1

Vai exigir um pouco mais de atenção.

Funções para as 4 operações artiméticas Custo de fabricação de um carro Juros simples Reajustando o salário

Exercícios nível 2

Valor par ou ímpar Valor positivo ou negativo Maior que 10 Conversor Celsius/Fahrenheit Equação de 2 grau

Exercícios nível 3

Exercícios para treinar laços de repetição.

Número primo Somar dígitos MDC máximo divisor comum MMC mínimo múltiplo comum

Exercícios nível 4

Exercícios para treinar vetores.

Algoritmo para carregar um vetor Algoritmo para somar vetor Algoritmo para copiar um vetor Maior e menor índice do vetor Valores repetidos em vetor

Ainda exercícios para treinar vetores, mas desta vez utilizando strings.

Contar string Contar vogais Comparar duas strings Concatenar duas strings Inverter string

Exercícios nível 5

Exercícios para treinar programação orientada a objetos.

Neste nível veremos como aliar os exercícios de lógica com a programação orientada a objetos. Você perceberá que os exercícios são de fácil resolução, pois o objetivo é mais entender o paradigma OOP do que exercitar o raciocínio lógico.

O dobro de um número qualquer (OOP) Área quadrada e área cúbica Antecessor e sucessor de um número qualquer (versão orientado a objeto) Juros simples (OOP) Triângulo Votos em relação ao total de eleitores

Exercícios nível 6

Exercícios para treinar recursividade.

Recursividade e Algoritmos Recursivos Somando números (recursão) Fatorial (recursão) Fibonacci (recursão)

Exercícios nível 7

Exercícios para treinar algoritmos já consagrados.

Introdução ao algoritmo de ordenação Bubble Sort Exemplos na linguagem C do algoritmo Bubble Sort Introdução ao algoritmo de ordenação Insertion Sort

Exercícios nível 8

Exercícios para treinar ponteiros.

Ponteiros Trocar o valor de duas variáveis utilizando ponteiros

Exercícios nível 9

Introdução ao Projeto Euler.

Apresentando o projeto Euler Problema 01 do Projeto Euler

Chuck Norris

Se você chegou até aqui e não se deu por satisfeito é porque você é discípulo de Chuck Norris, rssssss.

Bom, aconselho os trabalhos do professor de Ciência da Computação da USP Paulo Feofiloff.

Mas esse não é o único, veja outras publicações do professor no link abaixo.

Figura satirizando a lógica de programação

Fonte da imagem: Vida de programador

Comentários

comments powered by Disqus