PHP

Aprenda PHP de verdade!

PHP é uma linguagem de programação para uso geral.

Inicialmente, projetada por Rasmus Lerdorf na década de 1990, tinha como objetivo principal contar as visitas que eram realizadas em seu currículo on-line. Normalmente, utilizada para construir aplicações web. Entende-se por aplicações web (às vezes abreviado para “webapp” ou simplesmente “app´s”) programas ou softwares escritos para rodarem na plataforma web, no modelo cliente/servidor.

Leia mais sobre o que é PHP.

Instalando o ambiente

Para começar a programar em PHP é necessário ter o "ambiente" corretamente instalado e configurado, seja em LAMP ou em WAMP. A instalação pode ser uma tarefa simples e básica, se a configuração não for item de preocupação. Mas saber configurar o ambiente de desenvolvimento é obrigação do programador. Inicialmente, poderá ser utilizada a configuração básica (de fábrica), mas em breve será preciso dominar a configuração dos componentes.

Leia mais sobre como instalar o ambiente LAMP.

Boas práticas em PHP

A questão é que o PHP é fácil demais. O que incentiva a implementar suas idéias, retornando, assim, bons resultados. Algumas dessas facilidades são a possibilidade de digitar grande parte de seu código diretamente em suas páginas da Web, adicionar funções úteis (como um código de acesso a banco de dados) a arquivos, incluindo-as de página em página e, antes de se dar conta, você já tem um aplicativo Web em execução (Matt Zandstra).

Leia mais sobre PHP The Right Way.

Debugando

Debugar é um esforço para encontrar determinado ponto (às vezes vários pontos) "defeituoso" no código para que seja corrigido. Ao sentar-se na frente do computador para codificar (seja lá o que for) o desenvolvedor estabelece, ou deveria estabelecer, uma conversa com o computador e seu código fonte. O primeiro passo para quem precisa "investigar" o que o computador está executando.

Leia mais sobre como debugar em PHP.

Entendendo o HTTP

Introdução prática e descomplicada sobre o protocolo HTTP onde nosso objetivo é entender os métodos GET e POST.

Leia mais sobre como funcionam os métodos GET e POST.

OOP - Programação Orientada a Objetos

Veremos como PHP implementa o OOP, saiba que cada linguagem pode implementar o paradigma de forma variada. O PHP implementou (descentemente) OOP a partir da versão 5.

Programação Orientada a Objetos e PHP - primeiro contato Visibilidade das propriedades

Slim a micro framework for PHP

Slim é um framework para PHP que ajuda quando sua necessidade maior for criar API`s REST.

Leia mais sobre Slim um micro framework para PHP.

Twig - template engine

O Twig é um sistema de templates para PHP.

Leia mais sobre Twig.

Formulários

Aprenda a trabalhar com cada controle de um formulário web.

Enviado dados via GET e POST Recebendo dados via GET e POST Manipulando os controles text, password e textarea Manipulando checkboxes com PHP Manipulando radio button com PHP Manipulando combobox com PHP Manipulando listbox com PHP

Artigos de referência

Uma referência prática, direta e abrangente sobre a linguagem.

Expressões Condicionais - if else Funções require(), require_once, include() e include_once() Função array_pop() Função in_array()

Arrays

Aprenda a trabalhar com arrays em PHP com esta série de artigos.

Criando e iterando um array em PHP Funções básicas de arrays

Expressões Regulares

Em PHP temos os dois mudos: PCRE e POSIX. As funções da versão POSIX estão depreciadas na versão 5.3 do PHP. A versão PREC é a mais atual. Em PHP, as expressão regulares devem ser tratadas como strings entre aspas, exemplo:

'/sua expressão regular/'

As funções POSIX são derivadas de ereg(), já as funções do PREC são derivadas de preg_macth().

O básico sobre a função preg match Referência da função preg_match_all() O básico sobre a função preg match all

Veja também

Comentários

comments powered by Disqus